A criança é feita de cem.
A criança tem
cem mãos,
cem pensamentos,
cem modo de pensar,
de jogar e de falar.
Cem sempre cem
modos de escutar
as maravilhas de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir.
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias
de amar e de maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir um mundo que já existe
e de cem
roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho,
a realidade e a fantasia,
a ciência e a imaginação,
o céu e a terra,
a razão e o sonho
são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe enfim:
que as cem não existem.
A criança diz:
ao contrário, as cem existem.
Loris Malaguzzi | |
Born in Correggio, in the province of Reggio Emilia , on February 23, 1920 , Loris Malaguzzi graduated with degrees in Pedagogy from the University of Urbino and Psychology from the CNR (Italian National Research Center) Nascido em Correggio, na província de Reggio Emilia, em 23 de fevereiro de 1920, Loris Malaguzzi graduados com formação em Pedagogia pela Universidade de Urbino e Psicologia do CNR (Centro Nacional de Pesquisa italiano) in Rome. em Roma. As a young elementary school teacher, he began an intensive parallel educational activity in 1946, working with eight "people's nursery schools"; in 1950 he founded the Municipal Psycho-Pedagogical Medical center, where he worked as a psychologist for over twenty years. Como um professor de escola primária, começou uma intensa atividade paralela de ensino, em 1946, trabalhando com oito escolas "berçário do povo", em 1950, ele fundou a Psico-Pedagógico Municipal Medical Center, onde trabalhou como psicólogo há mais de vinte anos. During the same period he continued to dedicate himself to pedagogical activities within the municipal early childhood education system. Durante o mesmo período, continuou a dedicar-se às actividades pedagógicas no âmbito do sistema de educação infantil municipal. As consultant for the Italian Ministry of Education , director of the early childhood magazines Zerosei and Bambini , Malaguzzi founded the Gruppo Nazionale Nidi-Infanzia in Reggio Emilia in 1980. Como consultor do Ministério da Educação italiano, diretor das revistas de primeira infância e Zerosei Bambini, Malaguzzi fundou o Gruppo Nazionale Nidi-Infanzia em Reggio Emilia, em 1980. Conferences, seminars, joint research projects with universities and foundations , and the itinerant exhibit " The Hundred Languages of Children " conceived by Malaguzzi, would take him throughout Europe and to the United States as the untiring promoter of an innovative and creative philosophy of education. Conferências, seminários, projetos de pesquisa conjunta com universidades e fundações, e a exposição itinerante "As Cem Linguagens da Criança", concebido por Malaguzzi, levaria toda a Europa e os Estados Unidos como o promotor incansável de uma filosofia inovadora e criativa da educação. In December 1991, the American magazine Newsweek lauded the preschools of Reggio Emilia as the "best in the world". Em dezembro de 1991, a revista americana Newsweek elogiou o pré-escolas de Reggio Emilia como o "melhor do mundo". Following this recognition came the prestigiuos Ygdrasil- Lego Prize (Denmark) in 1992 and in 1993 Malaguzzi was given the Kohl Award in Chicago (USA). Na sequência deste reconhecimento veio o prestigiuos Ygdrasil-Prêmio Lego (Dinamarca) em 1992 e em 1993 Malaguzzi recebeu o Prêmio Kohl em Chicago (E.U.A.). Malaguzzi died unexpectedly of a heart attack in his home in Reggio Emilia on January 30, 1994 . Malaguzzi morreu inesperadamente de um ataque cardíaco em sua casa em Reggio Emilia, em 30 de janeiro de 1994. |
0 comentários:
Postar um comentário